Circulação interna de documentos com o envelope vai e vem
A troca de documentos entre setores da empresa exige organização e controle, porque qualquer desordem pode caudas prejuízos ou – ao menos – atrasos. Por isso, muitas empresas usam o envelope vai e vem na rotina administrativa, financeira, RH e novos projetos, para tornam essa troca de documentos mais eficiente, prática e segura.
O principal benefício ao usar essa embalagem é saber qual profissional, de qual setor e quando teve acesso ao conteúdo transportado, ficando muito mais fácil ter controle sobre os documentos e as trocas feitas entre os departamentos.
Característica do envelope vai e vem
A característica mais marcante do envelope vai e vem são as impressões nas superfícies (frente e verso), onde é possível escrever com caneta esferográfica comum: nome, setor e data de quem recebeu o documento. Os campos são personalizáveis e de acordo com a necessidade da empresa, podendo ser inclusive com a identidade visual da marca.
Mas o envelope vai e vem tem outras características que são tão importantes quanto às impressões que ajudam no controle. Essas propriedades tem origem na escolha da matéria prima.
O material mais comum é o polietileno de baixa densidade (PEBD) ou plástico reciclado, mas pode ser fabricado também em polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno. O resultado é um plástico flexível e resistente a rasgos, água e calor, devido à técnica de fabricação coextrusada, em que são formadas camadas finas de plástico.
O envelope vai e vai sempre tem um fecho que impede que os documentos sejam projetados para. Esse fecho costuma ser no sistema abre e fecha para que a embalagem seja reutilizável. Os tipos de lacre são:
- Fita autoadesiva – feita com cola aderente e que permite abrir e fechar várias vezes sem perder a funcionalidade e aderência;
- Zíper ou ziplock – são trilhos nas extremidades do envelope que se encaixam. O fechamento é hermético, o que ajuda a conservar o conteúdo devido ao impedimento da troca de ar com o ambiente externo;
- Botão de pressão – um botão fixado no centro da abertura do envelope;
- Ilhós.
A função específica do envelope vai e vem
O envelope vai e vem normalmente é usado para a troca de documentos entre setores da empresa, ou seja, para circulação interna de documentos. Garante organização e controle nesse processo e é muito interessante porque pode ajudar a encontrar os locais onde houve alterações em uma auditoria, por exemplo, já que indica quem teve acesso ao conteúdo.