A segurança do envelope plastico com fecho
O envelope plastico com fecho é um modelo que pode ser usado para desempenhar várias funções, depende apenas do tipo de lacre e a composição da embalagem. No mercado, é possível encontrar desde os modelos mais simples sem qualquer tipo de fechamento e até os mais elaborados, seguros e invioláveis.
Cada modelo do envelope plastico com fecho tem características diferentes, o que interfere diretamente no grau de proteção e no tipo de função. Existem os mais resistentes e mais seguros e os que protegem a confidencialidade do conteúdo, entre várias outras características.
Modelos de envelope plastico com fecho
- Simples: é um modelo que não tem lacre e pode ser organizado em fichários e pastas. Protege contra umidade, calor e luz e é indicado para organizar arquivos e documentos.
- Vai e vem: tem como característica aparente impressões de campos que devem ser preenchidos a caneta comum, como nome, setor e data. Tem proteção contra as ações das variáveis do ambiente externo, controla o acesso e por onde o documento passou. É usado para a circulação interna de documentos preferencialmente;
- Confidencial: tem uma película de filme escuro na parte interior da embalagem que impede a visualização do conteúdo e por isso é aplicado para o transporte de entregas e circulação interna de documentos sigilosos porque protege o conteúdo dos curiosos;
- Inviolável: tem um lacre inviolável no fechamento da embalagem, que é feito a base de cola hot melt e com sistema VOID que danifica o plástico ao ser aberto. Protege principalmente do extravio. Por isso é indicado para entregas e para o transporte de encomendas;
- Com plástico bolha: tem revestimento de plástico bolha que absorve os impactos e é muito resistente a perfurações e rasgos. É muito usado no transporte de compras feitas em lojas online e de produtos delicados e frágeis.
Composição do envelope plastico com fecho
A fabricação do envelope plastico com fecho é feita com resina de polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP) ou ainda com material reciclado. Com todos esses materiais o resultado é o mesmo: um envelope plástico com fecho que é flexível e resistente, devido à técnica coextrusada que constrói camadas de resina a partir da sobreposição.