Envelope de plástico transparente para várias utilidades
O envelope de plástico transparente é o tipo de embalagem mais simples que existe e que pode ser usada para várias utilidades, como armazenamento, organização de arquivos e transporte, por exemplo. A embalagem é versátil, prática e funcional, com aplicações em diversos setores, tais como na cozinha, escola e empresas.
A principal característica da embalagem é ser transparente, permitindo a visualização do conteúdo. O envelope de plástico transparente protege contra a água, luz e poeira e ajuda a manter o conteúdo organizado.
Acabamento do envelope de plástico transparente
Além de ser transparente, esse tipo de embalagem pode ter algumas características extras. Por exemplo, para uso simples em setores administrativos pode ter furos na lateral para ser fixado em fichários e tem como objetivo principal a organização. Para armazenamento de alimentos, por exemplo, pode ter fecho em zíper. E para embalar roupas e cosméticos, pode ter fechamento com cola aderente no sistema abre e fecha.
Composição do envelope de plástico transparente
A fabricação desse tipo de embalagem pode ser feita com várias matérias prima, como:
- Polietileno de alta densidade (PEAD) – atóxico, resistente ao impacto e abrasão, modelável e com resistência química;
- Polietileno de baixa densidade (PEBD) – é transparente ou translúcido em sua forma original, atóxico, flexível, resistente e mais viscoso;
- Polipropileno (PP) – transparente e com pouca resistência às baixas temperaturas;
- Polipropileno biorientado (BOPP) – filme plástico fácil de ser manipulado pela indústria, com a parte interna metalizada;
- Matéria prima reciclada – tem características semelhantes aos demais materiais, mas não chega a ser transparente. A vantagem é ser bem mais econômica. No entanto, a desvantagem é que ela não é indicada para o uso com alimentos porque pode acontecer contaminação.
O envelope de plástico transparente fabricado com matéria prima original pode ser usado para embalar ou armazenar alimentos, uma vez que não é tóxico. As versões em polietileno de alta e baixa densidade podem ir das baixas às altas temperaturas sem qualquer tipo de restrição.
Já o envelope de plástico transparente de polipropileno comum ou biorientado é indicado apenas para a embalagem simples de alimentos em temperatura ambiente, roupas, cosméticos e outras mercadorias que não precisam de variação de temperatura.