Modelo de envelope coextrusado sob medida
O envelope coextrusado sob medida é um tipo de embalagem produzida a partir da técnica coextrusada, o que significa que a resina de materiais como o polietileno de alta ou baixa densidade (PEAD ou PEBD), polipropileno (PP) ou plástico reciclado, é processada por uma máquina extrusora, em que são formadas camadas bem finas e que quando sobrepostas constroem a embalagem.
Esse processo de fabricação confere flexibilidade e resistência ao envelope coextrusado sob medida, mas também é importante ressaltar que a escolha da matéria prima interfere no tipo de acabamento (transparente, translúcido ou opaco) e também na proteção contra umidade, poeira e luz.
Personalização do envelope coextrusado sob medida
A empresa que decide usar o envelope coextrusado sob medida na rotina de entregas de mercadorias, por exemplo, pode optar pela personalização da embalagem. Essa escolha é importante porque ajuda a dar a identidade visual ao pacote que vai chegar na casa ou no trabalho do cliente, além de ser importante para a imagem de confiança que a marca quer passar.
Dessa forma, o envelope coextrusado sob medida pode ter alterações nos seguintes itens:
- Tamanho;
- Acabamento (transparente, translúcido, metalizado ou opaco);
- Cor (branco comum ou colorido);
- Impressão (logomarca, arte do projeto gráfico ou campos que podem ser preenchidos para circulação interna ou sangria de caixa. Depende da aplicação da embalagem);
- Matéria prima;
- Processos adicionais de fabricação.
Segurança e proteção
O envelope coextrusado sob medida pode ter diferentes níveis de segurança ou de proteção. Tudo depende dos processos adicionais de fabricação que aumentam essas características.
Por exemplo, é muito comum ter a aplicação de uma película de filme escuro na camada interior da embalagem para impedir que o conteúdo seja visualizado através da superfície por qualquer pessoa. Esse técnica confere confidencialidade ou sigilo ao objeto transportado.
Outra aplicação bastante comum ajuda a aumentar a proteção a impacto. É o revestimento em plástico bolha, que absorve impactos de quedas, colisões e outros acidentes que podem acontecer e, por isso, protegem o conteúdo. É muito usado para o transporte de objetos delicados e frágeis.
Por fim, o envelope pode ter a fixação de um lacre para garantir a segurança. Os lacres de sistema abre e fecha não são tão seguros, mas ajudam a manter o conteúdo no lugar e a evitar extravios (zíper, botão, ilhós e adesivo aderente). Mas tem um modelo de lacre que é extremamente seguro, trata-se do tipo inviolável com cola permanente e sistema VOID, que foi desenvolvido para danificar o plástico ao ser aberto, impedindo assim que terceiros tenham acesso ou violem o conteúdo.