Envelope coextrusado: seguro e prático
Imagine uma compra que você online chegando até sua casa. Como é a embalagem dessa compra? Sem dúvida, é o envelope coextrusado seguro. Esse modelo de pacote é descrito como um envelope de plástico branco por fora – ou com impressões – e preto por dentro, com um lacre difícil de abrir e que rasga inteiro quando é forçado.
O envelope coextrusado seguro leve esse nome por causa da técnica usada na fabricação. Consiste em processar a resina de plástico em uma extrusora para construir a embalagem a partir da sobreposição de camadas bem finas dessa resina. O resultado é um envelope flexível e resistente, indicado para o processamento logístico de produtos e documentos.
Composição e fabricação do envelope coextrusado seguro
O envelope coextrusado seguro é fabricado com polietileno de alta ou baixa densidade (PEAD ou PEBD), polipropileno (PP) ou ainda com plástico reciclado. O processo de fabricação já foi explicado, mas existem outras etapas que ajudam a conferir mais segurança à embalagem.
Esse tipo de envelope costuma ser opaco devido à aplicação de uma película de filme escuro na parte interior, o que confere confidencialidade à embalagem porque o conteúdo não pode ser visualizado através da superfície. Neste caso, é indicado para o transporte de documentos sigilosos ou de produtos de alto valor agregado ou íntimos.
A fabricação pode inclui também um lacre de segurança. Esse dispositivo pode ser no sistema abre e fecha (adesivo, ilhós, botão ou zíper), mas não é o mais indicado para o transporte ou entrega de encomendas, apenas para a circulação interna. Ou pode ser no modelo inviolável, em que o sistema VOID faz com que o plástico do envelope coextrusado seguro seja rompido ao ser aberto. Isso acontece porque o fecho é feito com cola permanente que não cede ao ser forçada, sendo necessário estragar o pacote para conseguir ter acesso ao conteúdo.
A produção pode incluir ainda a aplicação de outros aditivos, como:
- Antichamas (dificulta a propagação de fogo ou fumaça);
- Anti raios solares UV (protege contra a ação dos raios solares);
- Antideslizantes (ajuda a criar atrito com a superfície);
- Proteção extra (revestimento em plástico bolha que absorve os impactos).
Além disso, a embalagem já tem proteção básica contra água, umidade, luz e poeira.
Quando usar a embalagem?
Sempre que for preciso despachar e envias mercadorias, produtos, documentos e objetos de maneira segura e com proteção ao conteúdo, para garantir a satisfação do cliente ou destinatário. Empresas de e-commerce, financeiras e bancos, laboratórios médicos, transporte de valores ou de produtos de alto valor agregado e ainda empresas de todos os segmentos que precisam movimentar documentos importantes.